O Adote Petz é um programa Petz

Alimentação natural para gatos: saiba o que oferecer para seu pet!

Por: Adote Petz | 10/06/2022

Alimentação natural para gatos: saiba o que oferecer para seu pet!

Ainda que as rações sejam desenvolvidas conforme as necessidades nutricionais dos bichanos, alguns tutores buscam opções mais saudáveis e igualmente nutritivas. É o caso de algumas receitas de alimentação natural para gatos.

Gato com pelos claros e olho verde.

Para tirar suas dúvidas sobre como alimentar o gato de forma mais natural e sem quaisquer prejuízos relativos à nutrição, listamos algumas informações sobre esse tipo de  refeição. Confira a seguir opções de alimentos naturais para gatos

A busca por não processados 

Um dos maiores motivos pelos quais as pessoas vêm buscando oferecer comida natural para gatos está ligado ao processo de fabricação de algumas rações ou alimentos prontos.

Alguns tutores acreditam que o processo de produção das rações influencia negativamente a composição do alimento, mesmo que ele seja rico em nutrientes. A junção de itens naturais e ingredientes processados é malquista por alguns responsáveis. Esse fato abre espaço para a ampliação da alimentação natural para gatos, tornando os produtos dessa prática mais viáveis.

Possibilidade de produção caseira

Um dos fatores que popularizou a alimentação saudável para gatos é o modo de preparo. Assim como a alimentação humana, o tutor pode preparar a comida de seu animal em casa, selecionando os ingredientes, descobrindo a procedência e o modo de produção.

Tal processo dispensa o uso de alimentos processados, os quais acredita-se que podem causar danos a longo prazo à saúde de gatos e outros animais. Dessa maneira, além de um maior controle, os tutores têm facilidade em identificar o que agrada ou não o bicho de estimação.

Acompanhamento veterinário necessário

Antes de introduzir a alimentação natural para gatos, é importante consultar um médico-veterinário. Isso porque trata-se de um novo formato de alimentação e uma novidade na rotina do animal. 

Por acompanhar a saúde e a evolução de seu companheiro de quatro patas, o veterinário poderá indicar um nutricionista. Esse especialista será capaz de prescrever uma dieta balanceada, com alimentos nutritivos e suplementação adequada. 

A consulta também é ideal para receber dicas de adaptação à nova rotina alimentar com comida caseira para gatos. Assim, o veterinário se certifica de que o felino está igualmente saudável e disposto. 

Esse atendimento é ainda mais importante na alimentação natural para gatos filhotes. Nessa fase, os animais precisam de cuidado redobrado para se desenvolver de forma saudável.

Na Seres, rede de clínicas da Petz, você encontra médicos-veterinários especializados em atendimento e alimentação felina. Além de seguir tabelas com itens permitidos, tutor e veterinário podem juntos montar uma dieta nutritiva e versátil para o bichano. 

Gato filhote deitado com a barriga para cima.

Vantagens da alimentação saudável

Existem diversas vantagens em introduzir a alimentação natural para gatos. As receitas naturais podem incluir alimentos ricos em nutrientes na dieta do bichano. Com ela, o tutor formula uma dieta adequada para animais que possuem mais de uma doença e que não têm uma ração que atenda a determinada necessidade. Um exemplo são os gatinhos com alergias alimentares e doença renal crônica.

Alguns exemplos acessíveis de alimentos da dieta são carnes, legumes e verduras. Eles contêm propriedades boas para humanos e para felinos, afetando positivamente a dieta.

Além da diversificação, você também tem mais controle sobre as quantidades e produtos ingeridos por seu pet. No caso da falta de alguma vitamina ou nutriente necessário, o veterinário poderá oferecer um pacote nutricional completo para o animal.

Dificuldades e infortúnios da introdução alimentar saudável

Assim como toda novidade, os tutores podem lidar com alguns infortúnios rumo à mudança alimentar de seus bichanos. Além da recusa, os animais podem demorar a aceitar novos alimentos, não se habituar ao sabor e apresentar dificuldades para comer. Isso pode acontecer se o gatinho não for apresentado a alimentos caseiros desde filhote.

Outro ponto delicado é a necessidade de suplementação. Mesmo que a dieta conte com uma quantidade de ingredientes variados, não é possível atingir todas as necessidades nutricionais no animal. Por isso, é essencial manter acompanhamento veterinário. 

Opções de alimentos

Apesar de alguns gatos apresentarem necessidades especiais, de forma mais geral, existem alimentos livres de contraindicações e que oferecem total nutrição para os felinos.

Entre os possíveis alimentos que compõem a alimentação natural para gatos estão: 

  • ovos;
  • carnes de boi, frango e porco sem gordura;
  • chuchu, quiabo, pepino e vagem;
  • frutas sem semente (principalmente as de baixa criticidade), banana, melão, melancia;
  • berinjela e mandioquinha.

É muito importante que um nutricionista balanceie as quantidades dos ingredientes a serem fornecidos aos animais. O médico-veterinário nutricionista considerará peso, idade, sexo e castração do pet. Assim, uma dieta adequada e individual será formulada para o bichano.

Como visto anteriormente, apesar de exigir algumas ações, a inserção da alimentação natural para gatos é extremamente viável e benéfica. Basta entender como ela funciona para aproveitar diversas possibilidades.

Gato comendo numa tigela branca com desenhos de patas laranjas.Para tirar suas dúvidas ou saber mais sobre o assunto, consulte um médico-veterinário e fique de olho nas publicações do blog Adote Petz. Nos comprometemos a ajudar e informar tutores de cães, gatos e outros animais para que ofereçam aos pets uma vida melhor e mais saudável. Acompanhe-nos!

Compartilhe