O Adote Petz é um programa Petz

Conheça os benefícios da castração de cachorro

Por: Adote Petz | 28/09/2021

Conheça os benefícios da castração de cachorro

É possível falar em diversos benefícios da castração de cachorro. Entre eles, um dos mais comentados é o papel do procedimento no controle populacional dos cães, reduzindo o número de animais abandonados. 

Entretanto, a cirurgia é recomendada também para pets domiciliados que vivem em apartamentos e que, portanto, contam com poucas oportunidades para cruzar “às escondidas”. 

Isso porque, além de contribuir para minimizar certos comportamentos indesejados ligados aos hormônios sexuais, essa prática ainda ajuda a prevenir uma série de doenças graves, incluindo infecções e alguns tipos de câncer. A seguir, saiba melhor como funciona a castração de cachorro e seus principais benefícios.

beneficios da castraçao de cachorro

Impactos da castração na saúde física do cachorro

Não são apenas os cachorros de rua que contribuem para a superpopulação de cães e, consequentemente, para o aumento no número de animais abandonados. 

Seguindo seus instintos, mesmo pets domiciliados podem acabar dando escapadelas que resultam em ninhadas para as quais os tutores têm dificuldade de encontrar um lar.

“A castração de cachorro fornece benefícios para a vida do animal, trazendo mais longevidade e evitando a superpopulação de pets nas ruas. 

Entre os benefícios de castração em cadelas está a redução do risco de desenvolver câncer de mama e a eliminação dos riscos de doenças ovarianas e uterinas, como a piometra (infecção do útero)”, explica o Dr. Thiego Ferreira Aguilar, médico-veterinário especializado em cirurgia de pequenos animais da Seres Brasília Asa Norte. 

Já nos machos, o veterinário alerta que a cirurgia de castração elimina os riscos de orquite (infecção dos testículos), epididimite (infecção do epidídimo) e câncer nos testículos, além de evitar problemas prostáticos. 

Parece exagero? Pois saiba que, de acordo com informações divulgadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária baseada em estudos recentes, cadelas com propensão ao desenvolvimento de neoplasias têm uma probabilidade de desenvolver câncer de mama que varia de 45% a 50%.

Esse número pode cair para menos de 1% em caso de cadelas castradas, a depender da idade em que é feita a cirurgia. Não à toa, a castração de cachorro é considerada uma medida preventiva importante na medicina veterinária.

Castração e comportamento do cachorro

Além de diminuir consideravelmente o risco de desenvolvimento de certas doenças, também há os benefícios da castração canina relacionados ao comportamento do animal, contribuindo não apenas para uma convivência mais harmoniosa, mas também para o bem-estar do pet.

Conforme explica o Dr. Thiego, entre os comportamentos que podem ser minimizados ou se modificar com a castração dos machos estão: marcação excessiva de território, tentativas de fuga e agressividade. A cirurgia também tende a reduzir o hábito incômodo de o pet “montar” em objetos (ou pior: na perna das visitas). 

beneficios da castraçao de cachorro

A explicação para isso é que tais comportamentos podem estar ligados ao estímulo hormonal. Assim, uma vez que a castração reduz esses estímulos, é possível que os comportamentos sejam minimizados. 

Porém, o Dr. Thiego faz uma ressalva importante. “Sabe-se que alguns pacientes podem ter adquirido esses comportamentos como algo natural. Nesses casos, é necessária a intervenção de um médico-veterinário especialista em comportamento para evitar que esses hábitos sejam continuados”, diz. 

Entre os outros benefícios da castração de cachorro relacionados ao comportamento e no bem-estar do pet tem a ver com a ansiedade. 

“Os machos conseguem sentir uma fêmea no cio a vários metros de distância. Isso faz com que o animal fique muito ansioso e estressado, pois, muitas vezes, ele está em casa e não consegue sair, explica o especialista. 

A castração evita esse problema, proporcionando redução de estresse e conforto ao pet, de modo a evitar que ele fique constantemente com essa compulsão sexual que não é suprida”, explica o veterinário. 

Mais algumas perguntas e respostas sobre a castração

Mesmo com alguns dos benefícios da castração de cachorro, é comum que os tutores tenham dúvidas quanto ao bem-estar do seu amigo durante e após o procedimento. Por isso, separamos algumas das dúvidas comuns sobre o tema:

A cirurgia de castração é um procedimento perigoso?

Como toda cirurgia, a castração envolve riscos ligados, por exemplo, ao uso da anestesia. Por isso, é importante escolher um local de confiança e com estrutura adequada para fazer o procedimento. 

Antes da cirurgia, também é importante que o pet passe por um check-up, com exames de sangue, avaliação cardiológica e consulta médica, a fim de ter uma ideia mais precisa a respeito do estado geral de saúde do paciente.

Qual é o melhor momento para fazer a castração?

Conforme explica o Dr. Thiego, na medicina veterinária, assim como na humana, constantemente surgem estudos visando o bem-estar dos indivíduos. 

Nesse sentido, o veterinário diz que, em média, é recomendado fazer a castração em cachorras entre o primeiro e o segundo cio, e após um ano de idade nos machos. 

“Claro que existem exceções, nas quais o paciente e/ou o tutor podem necessitar antecipar ou retardar o procedimento. Por isso, o médico-veterinário deve avaliar individualmente cada paciente e decidir o que é ideal para cada um”, diz.

É verdade que depois da castração o pet engorda?

Não necessariamente. De fato, alguns pets castrados tendem a ficar mais sedentários, levando ao ganho de peso. Porém, com acompanhamento, é possível tomar medidas preventivas, como o uso de rações próprias para animais castrados, a fim de evitar o sobrepeso. 

beneficios da castraçao de cachorro

“Caso o animal apresente aumento de peso após a cirurgia, podemos criar estratégias para tentar um emagrecimento, por exemplo, usando rações terapêuticas específicas e estimulando a prática e exercícios físicos”, esclarece o especialista. 

Agora que você conhece os benefícios da castração de cachorro, que tal conferir as nossas outras publicações? Saiba tudo o que você precisa sobre adoção de animais e como ser um tutor ainda melhor para seus novos amigos de quatro patas.   

Compartilhe